5 Estratégias grátis para explodir seu engajamento no Facebook

Digimax Criação • 5 de setembro de 2024

O Facebook é uma rede social muito usada aqui na Digimax e uma dúvida muito comum é: “Como aumentar o engajamento do seu negócio através do Facebook?”. A partir desse questionamento decidimos fazer um post com algumas dicas para ajudar seu negócio: 


Dica 1 - Ter uma página do Facebook para sua empresa


As páginas do Facebook possuem recursos gratuitos que ajudam você a alcançar suas metas comerciais. Por isso é importante sua empresa possuir uma página, caso queira conferir a página da Digimax no Facebook.


Como fazer uma página no Facebook?


  • Para ter uma página é preciso ter uma conta no Facebook.


  • Na seção de “Páginas” clique em “Criar nova Página”.
  • Adicione nome e bio para sua página em “Criar”
  • Após esses passos coloque uma foto de perfil, capa e algumas informações para que sua página fique bem completa.
  • Clique em “Concluir” e está pronta sua página.

Ferramentas interessantes para empresas:


  • Horas marcadas: A partir desse recurso é possível que seus clientes marquem um horário com sua empresa diretamente no Facebook e você pode ver todo o registro de agendamento.


  • Eventos: Essa é uma ferramenta que permite que você marque um evento. Você pode, por exemplo, marcar a data do dia de uma promoção que você vai ofertar e seus seguidores podem marcar o evento para que no dia sejam notificados.


  • Lojas: Essa ferramenta ajuda sua empresa a compartilhar seu inventário de serviços ou produtos, desta forma seus clientes podem fazer uma compra diretamente da sua página de Facebook. 

Dica 2 - Recicle as postagens mais visualizadas


Sempre existe aquele post que alcançou um maior número de usuários e uma boa alternativa é fazer uma reciclagem desses posts, para que possam chegar em novas pessoas ou até mesmo aquelas que interagiram da última vez. Aqui estão algumas dicas para fazer uma boa reciclagem:

 

  • Analisar todos os posts: É importante fazer uma breve análise de todos os post para ver quais são aqueles que são mais relevantes, que possuem mais curtidas, comentários positivos e se fazem sentido serem reciclados.


  • Dar uma repaginada na postagem: Para não ficar a mesma coisa, é necessário mudar um pouco o post, excluir e adicionar informações, mudar legenda, de repente mudar alguma figura visual. Desta forma os usuários não tem a impressão de sempre estar vendo a mesma coisa.


  • Aguardar um tempo para fazer reciclagens: Um ponto importantíssimo é respeitar o tempo para reciclagem, se toda semana você fizer uma reciclagem o conteúdo acaba ficando preguiçoso, cansativo e sem sentido, desta forma é importante dar um intervalo grande entre reciclagens.


  • Fazer uma revisão: Antes de postar a reciclagem é importante fazer uma revisão para ver se o post não ficou repetitivo, cansativo e coerente.

Dica 3 - Converse com seus seguidores e visualize as Insights de engajamento


Interagir com o público em geral é fundamental para aumentar o engajamento. Fazer perguntas, responder perguntas e criar uma espécie de diálogo com seu cliente, para que ele se sinta confortável com a sua empresa. Criando um vínculo com seus clientes a probabilidade de continuarem sendo seus clientes e te recomendarem para conhecidos. E a insights é uma ferramenta fundamental para entender como esta o seu engajamento no Facebook, ela te permite conhecer mais seu público e qual conteúdo mais os agrada

 

Como manter um bom diálogo com clientes e seguidores?


  • Sempre fazer perguntas nas legendas de posts e nos comentários.


  • Chamar os clientes na dm quando estes demonstrarem interesse.


  • Responder e curtir todos os comentários e dm’s atenciosamente.


  • Ficar atento às reclamações, responder de forma atenciosa e evitar ao máximo deixar sem respostas.


Como usar as Insights para entender o engajamento?


  • Entender como está o engajamento na página, ver as publicações que mais bombaram, que mais foram curtidas, comentadas e compartilhadas. Dessa forma você pode se inspirar em nós melhores posts ou fazer reciclagens.


  • Visualizar qual o desempenho da página, se está alcançando novos usuários e se está aumentando ou diminuindo seguidores.


  • E ver qual é o melhor horário para fazer as postagens.

Dica 4 - Use o Facebook Stories


O Facebook Stories é uma ferramenta semelhante aos stories do Instagram, nele você pode publicar fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas, ele fica bem no topo do feed e por essa razão chama atenção dos usuários. A seguir estão algumas sugestões para fazer bom uso do Facebook Stories:

 

  • Faça integração com o Instagram: Ao postar um Story no Instagram é possível compartilhar no Facebook ao mesmo tempo a partir de uma ferramenta. Isso é importante, pois economiza seu tempo e permite que você reutilize o mesmo post para duas redes sociais.


  • Compartilhar eventos: É possível compartilhar a ferramenta de eventos através dos Stories, desta forma você pode sempre publicar e relembrar seus clientes de datas importantes.


  • Usar enquetes: Assim como no Instagram é possível usar enquetes nos stories, dessa forma você pode interagir diretamente com seus clientes, fazer perguntas e descobrir qual é a opção que mais os agrada.


  • Postar no feed e adaptar para os stories: Fazer posts no feed e nos stories é uma boa opção, pois muitos usuários utilizam apenas o feed ou o stories, desta forma você consegue atingir dois públicos de uma vez


Dica 5 - Adicione bate-papo ao vivo em sua página

 

O bate-papo ao vivo é uma ferramenta gratuita fundamental para empresas que utilizam o Facebook, ela possui diversos recursos voltados para uma interação pessoal suporte aos clientes, que o bate-papo normal não tem. Quais são os recursos do bate-papo ao vivo?


  • Respostas automáticas: Você pode configurar o bate-papo com mensagens automáticas para que nos horários que sua empresa não está online, o cliente não fique sem resposta. Além de facilitar para você e o seu cliente na hora da conversa.


  • Integração com CRM: É possível você fazer uma integração com um CRM, para fazer um rastreamento e uma análise das interações.


  • Configurações personalizadas: Permite que você personalize os horários de atendimento e faça uma configuração das respostas automáticas.


  • Histórico e análise: Esse recurso faz com que a conversa tenha um histórico que pode ser analisado mais adiante, para de repente fazer algumas melhorias. 

Se você quer crescer no Facebook e aumentar o engajamento de forma orgânica, seguir essas 5 dicas é um excelente ponto de partida.


Aqui na Digimax, somos especialistas em estratégias digitais e entendemos como alavancar sua presença nas redes sociais.


Precisando de suporte para ir além no Facebook? Fale com a gente e descubra como podemos potencializar seus resultados!


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