5 Dicas poderosas para turbinar seu engajamento no TikTok sem gastar nada

Aqui na Digimax sempre estamos nos atualizando a respeito das redes sociais e quais delas estão crescendo e bombando entre os usuários.
E uma das redes sociais que mais vem crescendo nos últimos tempos é o TikTok, principalmente entre a geração Z.
Com base nisso, nós da Digimax criamos um post com 5 dicas que vão ajudar o seu negócio crescer no TikTok:
Dica 1 - Entenda seu público
É fundamental entender qual é o tipo de público que os seus vídeos estão atingindo, pois dessa forma você pode fazer um conteúdo adequado para atingir aquele público.
Aqui estão algumas informações que são importantes para serem levadas em conta:
- Quais contas seus clientes seguem
- Qual o gênero que predomina em sua conta
- Qual vídeo costumam gostar mais
- Qual a idade de seus seguidores
- Que padrão eles seguem
- Quais perguntas e interações eles fazem em seus vídeos

Dica 2 - Crie um conteúdo engajador
O TikTok é uma plataforma ideal para quem quer crescer, por contar com a aba “For You”, que é a mais usada pelos usuários, seu negócio conta com uma alta chance de viralização. Então com o conteúdo certo e outros fatores você tem uma grande chance de viralização.
O que é fundamental para viralizar no TikTok?
- Fazer trends virais: Gravar trends é muito importante para alcançar um número maior de pessoas, pois se tratam de vídeos que estão em alta e que a maioria dos usuários está curtindo. Você não precisa necessariamente gravas dancinhas ou vídeos engraçados, você pode procurar trends e encaixar elas com o que mais combina com seu negócio
- Use hashtags: Usar hashtags é essencial para engajar seu vídeo, é muito importante ver hashtags em alta e colocar na legenda de seus vídeos.
- Usar áudios em alta: Muitos vídeos viralizam no TikTok em razão de alguma música viral utilizada, por isso é importante sempre usar algum áudio em alta. Caso você tenha algum som em seu próprio vídeo e não queira mudar é possível você adicionar algum áudio em alta e deixar mutado, desta forma o som que vai ficar no vídeo é o original.
- Se atentar aos horários: Postar em horários específicos muitas vezes é essencial para viralizar, desta forma é importante fazer uma pesquisa para ver qual horário aumenta suas chances e qual é ideal para você.
- Usar a plataforma TikTok Creative Center: Nesta central é possível você ver quais os vídeos, áudios, hashtags, músicas e criadores que mais estão bombando no TikTok.
Dica 3 - Faça lives
Algumas lives do TikTok vão para a aba “For You” e aparecem conforme os usuários vão passando os vídeos, desta forma a probabilidade de um usuário que esteja navegando na “For You” parar em sua live é maior. Mas para isso acontecer é importante seguir algumas sugestões:
- Fazer uma live de boa qualidade: Procurar um local com boa iluminação, sem poluição visual e com boa internet para garantir uma boa live.
- Tentar prender a atenção dos telespectadores: Por aparecer regularmente na “For You” é importante você sempre estar prendendo a atenção de quem assiste a live, uma boa sugestão é colocar músicas num volume baixo durante a live, além de sempre estar atento aos telespectadores que acabaram de entrar e responder comentário o quanto mais rápido possível.
- Interagir bem com seu público: Interagir com seus clientes e telespectadores é ideal em qualquer live é ideal, pois faz com que eles não se sintam ignorados e sim ouvidos.

Dica 4 - Planeja seu conteúdo
Fazer um bom planejamento de vídeo é ideal para entregar um vídeo de boa qualidade, com maiores chances de viralização, os profissionais da Digimax têm as qualificações necessárias para te orientar nesse momento. Abaixo estão algumas sugestões para essa etapa:
- Definir objetivos: Neste passo é importante você definir o que você quer transmitir através do vídeo, qual seu objetivo com esse vídeo? vender algo? ganhar mais seguidores? É importante também definir qual público você quer atingir, faixa etária, preferências e gostos desse público.
- Decida seu tipo de conteúdo: Outro passo essencial é definir qual vai ser o tipo de conteúdo que você vai gravar, se vai ser um vídeo curto, longo, uma trend, uma dica, um storytelling, etc.
- Faça um roteiro simples: Faça um roteiro simples com começo, meio e fim do vídeo, só para não se perder e conseguir organizar tudo o que você pretende gravar.
- Escolha o local que vai ser gravado: Antes de iniciar o vídeo é importante escolher o local onde ele será gravado, organize o local, coloque uma boa iluminação e caso queira mostrar algo no vídeo, deixe separado.

Dica 5 - Usar o CapCut para edição de vídeos
O CapCut é um editor de vídeo gratuito e super fácil de usar, disponível para celulares. Ele transforma vídeos simples em produções mais elaboradas, que chamam mais a atenção do que vídeos básicos. O app tem vários recursos legais, como:
- Transições: O CapCut oferece várias opções de transições, desde as mais simples até as mais avançadas e diferenciadas.
- Modelos prontos: No CapCut, você pode usar modelos de vídeos prontos ou criar os seus próprios. O app é famoso por ter vários modelos, que facilitam a criação de vídeos que podem viralizar, sem precisar gastar muito tempo editando.
- Legendas automáticas: Colocar legendas nos vídeos é super importante, seja para quem tem problemas auditivos ou para facilitar quando não dá para ouvir o áudio. No CapCut, dá para adicionar e editar legendas de forma automática.
- Adicionar e editar áudio: O app permite extrair áudios de vídeos, adicionar novas trilhas sonoras e editar do jeito que você quiser.
- Redimensionamento de vídeos: Com essa função, você ajusta o tamanho dos vídeos para deixá-los certinhos para cada rede social.
- Corte de vídeos: O CapCut tem uma ferramenta de corte super fácil de usar, permitindo que você junte, separe ou remova partes dos vídeos.
- Filtros e efeitos: O app oferece vários filtros e efeitos para deixar seus vídeos com a cara que você quiser.

Se você quer crescer no TikTok e aumentar o engajamento de forma orgânica, seguir essas 5 dicas é um excelente ponto de partida.
Aqui na Digimax, somos especialistas em estratégias digitais e entendemos como alavancar sua presença nas redes sociais.
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