O WhatsApp acaba de anunciar sua mais nova funcionalidade: Os canais. E a promessa é que, com eles, será possível receber atualizações importantes de pessoas e organizações de forma simples, confiável e privada, diretamente no seu aplicativo. Bem como será possível realizar negociações entre os administradores e a audiência do canal. A novidade promete proporcionar um diálogo mais direto entre as partes, e pode ressignificar a forma como o WhatsApp contribui para os negócios, e a maneira como a monetização acontece na plataforma. E é sobre isso que falaremos neste post.
Os Canais serão uma ferramenta de transmissão unidirecional que permitirão aos administradores enviar texto, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes, direto para os participantes, sem a necessidade de disparo de uma lista de transmissão. Eles estarão disponíveis em uma nova aba chamada "Atualizações", separada das conversas com familiares, amigos e comunidades.
Vale ressaltar que, sendo uma comunicação unidirecional, os seguidores do canal não poderão interagir uns com os outros, tal qual nos atuais grupos, ou como acontece nos canais do Telegram, por exemplo. Além disso, inicialmente as mensagens não serão criptografadas (ainda que a intenção da plataforma seja sim de implementar a segurança adicional após o lançamento) para permitir que as buscas por interesse tenham resultados significativos.
E, para facilitar a descoberta de canais de interesse, o WhatsApp está criando um diretório pesquisável, onde será possível encontrar uma variedade de temas, como hobbies, equipes esportivas e atualizações de celebridades ou autoridades locais. Além disso, os canais também poderão ser acessados por meio de links de convite.
O WhatsApp declara que a privacidade ainda é uma prioridade. Portanto, os administradores de canais não terão acesso a outras informações pessoais, como número de telefone e foto de perfil, exibidas aos seguidores. Da mesma forma, ao seguir um canal, seu número de telefone não será revelado aos administradores ou a outros seguidores. Embora os contatos de seguidores e administradores não sejam visíveis entre eles, o próprio WhatsApp manterá para si a posse dessa informação.
O histórico do canal será armazenado nos servidores do WhatsApp por até 30 dias, mas também haverá opções para que as atualizações desapareçam rapidamente dos dispositivos dos seguidores. Os administradores poderão bloquear capturas de tela e encaminhamentos no canal.
A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e também do WhatsApp (cujo CEO ainda segue sendo o famoso Mark Zuckerberg), está trabalhando em parceria com vozes globais e organizações selecionadas na Colômbia e em Singapura para aprimorar a experiência dos Canais. Nos próximos meses, o recurso será disponibilizado em mais países e qualquer pessoa poderá criar um canal. Como o Brasil é o segundo maior público do WhatsApp, com cerca de 108,6 milhões de usuários (atrás apenas da Índia, que tem mais de 390 milhões), a novidade não deve demorar para chegar por aqui.
O Meta ressalta que os Canais complementam a função principal do WhatsApp que, segundo a empresa, ainda é a troca de mensagens privadas entre amigos, familiares e comunidades, em detrimento da movimentação de negócios. A empresa declara acreditar que este é o momento ideal para lançar essa ferramenta de transmissão simples, confiável e privada, e espera que os usuários apreciem seu uso nos próximos meses e anos.
No anúncio do lançamento, o WhatsApp fez a seguinte declaração: “Também acreditamos que há uma oportunidade de apoiar os administradores ao oferecer uma forma para eles criarem um negócio relacionado ao canal com o uso dos nossos serviços de pagamento em expansão, bem como ao permitir a promoção de certos canais no diretório para ajudar a aumentar a divulgação.”
Nesta declaração, a plataforma deixa claro que, tal qual pretende disponibilizar meios para que os administradores ofertem e negociem serviços e produtos com seus seguidores, também oferecerá recursos de campanhas de alguma forma de promoção (possivelmente com anúncios ou similares) para que os administradores promovam seus negócios. Ou seja, assim como já ocorre fortemente com o Facebook e o Instagram, o WhatsApp passará a monetizar ainda mais para o Meta, de alguma forma.
Uma vez que os seguidores de um determinado canal receberão informações de interesse e ofertas de produtos relacionados, tudo sem sair do canal e do aplicativo, a dinâmica de negócio muda completamente. Já está claro que os meios de pagamento em expansão serão fornecidos, mas pouco ainda se sabe sobre quais serão estes recursos de promoção, e como será possível fazer a gestão destas campanhas. Haverá a possibilidade/necessidade de um intermediador Meta Ads Partner? Os administradores terão recursos automatizados e autônomos para produzir e gerir estes materiais de promoção? E, além de meios de pagamento, que outros recursos logísticos (entrega, devolução, garantias etc) serão intermediados pela plataforma?
O lançamento da funcionalidade Canais faz todo sentido para o WhatsApp. Mas, como muitos de nós sabemos, não é nenhuma novidade no mercado. Muitas empresas já utilizam os canais do Telegram para a mesma funcionalidade anunciada pelo WhatsApp. Se ele puder replicar a popularidade dos canais do Telegram, poderá atrair empresas e outros canais populares de outras plataformas para seu ecossistema.
O WhatsApp é um dos aplicativos de bate-papo mais usados em todo o mundo, com mais de dois bilhões de usuários. É o aplicativo de bate-papo mais usado em mais de 100 países e está entre os poucos aplicativos baixados mais de cinco bilhões de vezes. A Meta informou que o WhatsApp for Business já gerou mais de 900 milhões de dólares em receita. Mas, ainda assim, existem algumas áreas em que o WhatsApp pode melhorar, e muito, para atender a um nicho de usuários que consideram o Telegram mais amigável.
Uma das implementações poderia ser a sincronização de conversas na nuvem, permitindo que os usuários alternem entre dispositivos e acessem suas mensagens sem problemas. Além disso, a este ponto, o WhatsApp poderia se esforçar para introduzir recursos mais exclusivos e originais, em vez de imitar recursos que outros aplicativos já implementaram.
No entanto, é importante reconhecer que, embora essas sugestões possam não ser atendidas, o WhatsApp manterá sua posição de liderança na base de usuários devido à sua entrada precoce no mercado e ampla recepção positiva em todo o mundo. Além do fato, claro, de que o aplicativo conta com a vantagem de ser parte de um dos maiores conglomerados
tecnológicos do mundo.
E você, está ansioso pela novidade dos Canais no WhatsApp?
https://blog.whatsapp.com/introducing-whatsapp-channels-a-private-way-to-follow-what-matters
https://techcabal.com/2023/06/15/whatsapp-channels-launched/
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